Percurso

Percurso
Clique na imagem para ver mapa interactivo

Iniciamos no sobreiro centenário, junto da EM 615 à entrada de Real, indo em direcção à Serra de Vila Mendo, ladeando a antiga Quinta da Aveleira. A 585m encontramos a variante para os mais afoitos subirem ao Cruzeiro do Alto da Serra. Continuando a contornar a Quinta, temos uma bela vista sobre a aldeia e o vale do Ludares.

Descemos pelo cimo da rua e entramos no centro de Real, aqui poderá ir espreitar o forno, o antigo lagar e a igreja paroquial, ou seguir em direcção ao cemitério, vendo o Cruzeiro setecentista. Seguimos em direcção à Capela de S. Marcos e uma sepultura medieval, de onde avistamos a Ribeira. Antes podemos ir à antiga escola com o seu parque de lazer.

DSCF1992Continuando, atravessamos a EM615 e avistamos uma exploração mineira de feldspato separada por pequenas belgas cultivadas. Percorremos agora pela EM 615, virando à direita, ou se quisermos vamos mirar os antigos moinhos, para depois logo virarmos à esquerda e descermos até ao rio. Podemos recuperar forças no Parque da Lameira.

Levando o rio Ludares por companhia chegamos a uma ponte de pedra onde tomamos a esquerda em direcção à Ribeira. Atravessando a aldeia podemos ver uma gravura na pedra, junto à fonte, e no cimo do povo a Capela da Sr.ª dos Remédios. Continuamos a subir até ao Parque das Tílias.

Aqui atravessamos a EM 615 e entramos floresta a dentro até chegarmos ao antigo Caminho Real. Atenção, aqui percorremos durante c. 100m em simultâneo o PR1 MGL Trilhos do Ludares. Descendo em direcção ao vale vamos avistando ao longe a aldeia de Real e a Serra de Vila Mendo.

Passamos a oitocentista ponte da Baralha, avistando à direita antigos canais de rega, e subimos em direcção a Real. Entramos pelas Cortes e viramos à direita à Carvalha alcançando logo depois o Sobreiro.

Antes de iniciar a caminhada leia os conselhos práticos e certifique-se que conhece o significado das marcas. Poderá fazê-lo nos painéis iniciais do percurso ou aqui.

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *