offline website builder software

REAL FLORESTAL: Valorização dos nossos Baldios


        Foi criado um novo projecto com o objectivo de valorização dos nossos Baldios - Real Florestal. Com um investimento elegível de 91326,86€, foi submetido à medida 8.1.5. do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, a fim de receber o financiamento necessário à sua execução.

O projecto constitui uma intervenção com escala territorialmente relevante, incidindo em todas as áreas baldias da comunidade, numa área total de 46.882 hectares.


Objectivos principais:

  • Promover a reabilitação dos povoamentos que se apresentam em más condições vegetativas;
  • Redução do risco de incêndio, através da redução da carga de combustível existente na área de projecto;
  • Aumentar a resiliência e a vitalidade dos povoamentos;
  • Promover o turismo de natureza e Valorização da paisagem, contribuindo para o bem-estar físico, psíquico, espiritual e social dos cidadãos


Acções a implementar

No quadro em baixo apresentamos as diversas acções a implementar em cada um dos Baldios. São essencialmente as acções que foram apresentadas à população a 22 de Novembro passado e estiveram depois em consulta pública.

No que diz respeito à rede viária serão ainda beneficiados 2,73km do Trilho do Ryal, que não se integram nos Baldios.

Em todos os baldios vão ser colocadas placas informativas sobre a função dos baldios, as espécies da flora e fauna ali presentes bem com outra informação sobre a floresta. A par destas placas, em algumas situações serão colocadas placas informativas mais específicas sobre pontos de interesse. Sendo de fomentar a visita e o uso lúdico das áreas baldias, estipularam-se áreas de repouso e de observação da paisagem onde serão colocadas mesas informativas, para leitura da paisagem, bem como bancos ou mesas com bancos, e suportes para parqueamento de bicicletas.


A elaboração e acompanhamento do projecto está a cargo da Dão Flora - Associação de Produtores Florestais.


No caso da candidatura não ser aprovada com financiamento pelo PRODER, a Junta de Freguesia, como entidade gestora dos Baldios, irá implementar algumas destas acções aproveitando os poucos rendimentos dos Baldios, nomeadamente a renda do Fial e a venda de pinheiros.

MORADA
Rua Cónego Jaime, 16
3550-271 Real PCT

CONTACTOS
Email: jf[barroba]real-pct.net
Telefone: 232 641 945
Telemóvel: 925 884 045

HORÁRIO

  • Serviços Administrativos
  • Temporariamente assegurados pelo Executivo

  • Atendimento do Executivo
  • 3ª feira: 19h-21h
Thanks for filling out form!